SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Discourse and cognition in two variants of frontotemporal dementia and in Alzheimer's diseaseNeuropsychological assessment of patients with different types of aphasia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

SIERRA, Natalia et al. Estimativa da inteligência pré-morbida no declínio cognitivo leve e moderado e no déficit executivo. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 25-32. ISSN 2075-9479.

A correta avaliação do desempenho cognitivo atual do paciente requer o conhecimento de seu nível intelectual prévio. Atualmente recomenda-se a utilização de vários métodos para estimar o funcionamento intelectual pré-mórbido, em especial aqueles relacionados com as variáveis demográficas e com o emprego de testes de leitura de palavras irregulares. Em línguas com ortografia transparente como o castelhano, desenvolveram-se testes de leitura de palavras não frequentes, cuja acentuação correta depende do conhecimento prévio da palavra, como o Teste de Acentuação de Palavra Espanhol, e sua versão local (TAP-BA). O presente trabalho examina a estabilidade do desempenho neste teste em pacientes com declínio cognitivo: se o teste avalia inteligência pré-mórbida, deveria manter-se apesar do declínio em outras funções. Comparou-se o desempenho no TAP-BA em pacientes com demência - 11 com Declínio Cognitivo Leve (DCL), 11 com Declínio Cognitivo Moderado (DCM), 17 indivíduos com Déficit em tarefas Executivas (DEx) e 13 pessoas sem declínio cognitivo (CTR) pareados por idade, escolaridade e gênero. A pontuação no TAP-BA não mostrou diferenças significativas entre os grupos. Como era esperado os grupos DCM e DCL apresentaram diferenças significativas nas tarefas de memória, habilidades visuo-construtivas e linguagem comparados aos grupos DEx e CTR. Além disso, o grupo DEx apresentou diferenças significativas nas tarefas de funções executivas e nas escalas de depressão, com escores inferiores nas primeiras e superiores nas últimas. Pessoas com déficits significativos no processamento mnemônico, linguístico, atencional, executivo e visuo-construtivo desempenham-se de modo mais similar no TAP-BA do que indivíduos sem déficit cognitivo. Estes resultados sugerem que a tarefa de acentuação de palavras não é sensível à demência de grau leve e moderado de severidade, ao déficit executivo, sendo é útil para estimar o nível de funcionamento cognitivo pré-mórbido na população falante de espanhol.

Keywords : Teste de acentuação; Leitura; Demência; Inteligência pré-mórbida; Declínio cognitivo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )