SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Discurso e cognição em duas variantes da demência frontotemporal e na doença de AlzheimerAvaliação neuropsicológica de pacientes com diferentes tipos de afasia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

SIERRA, Natalia et al. Estimativa da inteligência pré-morbida no declínio cognitivo leve e moderado e no déficit executivo. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 25-32. ISSN 2075-9479.

A correta avaliação do desempenho cognitivo atual do paciente requer o conhecimento de seu nível intelectual prévio. Atualmente recomenda-se a utilização de vários métodos para estimar o funcionamento intelectual pré-mórbido, em especial aqueles relacionados com as variáveis demográficas e com o emprego de testes de leitura de palavras irregulares. Em línguas com ortografia transparente como o castelhano, desenvolveram-se testes de leitura de palavras não frequentes, cuja acentuação correta depende do conhecimento prévio da palavra, como o Teste de Acentuação de Palavra Espanhol, e sua versão local (TAP-BA). O presente trabalho examina a estabilidade do desempenho neste teste em pacientes com declínio cognitivo: se o teste avalia inteligência pré-mórbida, deveria manter-se apesar do declínio em outras funções. Comparou-se o desempenho no TAP-BA em pacientes com demência - 11 com Declínio Cognitivo Leve (DCL), 11 com Declínio Cognitivo Moderado (DCM), 17 indivíduos com Déficit em tarefas Executivas (DEx) e 13 pessoas sem declínio cognitivo (CTR) pareados por idade, escolaridade e gênero. A pontuação no TAP-BA não mostrou diferenças significativas entre os grupos. Como era esperado os grupos DCM e DCL apresentaram diferenças significativas nas tarefas de memória, habilidades visuo-construtivas e linguagem comparados aos grupos DEx e CTR. Além disso, o grupo DEx apresentou diferenças significativas nas tarefas de funções executivas e nas escalas de depressão, com escores inferiores nas primeiras e superiores nas últimas. Pessoas com déficits significativos no processamento mnemônico, linguístico, atencional, executivo e visuo-construtivo desempenham-se de modo mais similar no TAP-BA do que indivíduos sem déficit cognitivo. Estes resultados sugerem que a tarefa de acentuação de palavras não é sensível à demência de grau leve e moderado de severidade, ao déficit executivo, sendo é útil para estimar o nível de funcionamento cognitivo pré-mórbido na população falante de espanhol.

Palavras-chave : Teste de acentuação; Leitura; Demência; Inteligência pré-mórbida; Declínio cognitivo.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )