SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Estimativa da inteligência pré-morbida no declínio cognitivo leve e moderado e no déficit executivoEstratégias de avaliação rápida da inteligência através das Escalas Wechsler índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

GARCIA, Emelia Lázaro; ROJAS, Luis Quintanar  e  SOLOVIEVA, Yulia. Avaliação neuropsicológica de pacientes com diferentes tipos de afasia. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 33-46. ISSN 2075-9479.

A avaliação de pacientes falantes de espanhol com afasia é realizada frequentemente com tarefas traduzidas ou adaptadas, muitas das quais não considerando as características específicas do idioma castelhano. Por tal motivo, considera-se que é necessário elaborar instrumentos dirigidos a esta população, que possibilitem não apenas a descrição, mas também a análise das dificuldades que os pacientes apresentem nos componentes verbais, com o objetivo de identificar seus mecanismos subjacentes. O presente trabalho visou a destacar a importância de combinar a análise quantitativa e qualitativa na avaliação clínico-neuropsicológica, por meio da "evaluación clíniconeuropsicológica de la afasia Puebla-Sevilla" para a caracterização de quadros clínicos de diferentes tipos de afasia, de acordo com a classificação de Luria (1978). Este instrumento foi elaborado especificamente para a população falante de espanhol, a partir da proposta de A.R. Luria e colaboradores. Participaram do estudo 10 pacientes com alterações de linguagem secundárias a uma lesão cerebral. Os resultados foram analisados qualitativa e quantitativamente. Identificaramse os mecanismos (fatores) neuropsicológicos subjacentes em cada caso: organização sequencial motora (3 pacientes com afasia motora eferente); integração cinestésica (3 pacientes com afasia motora aferente); integração fonemática (2 pacientes com afasia sensorial) e retenção áudio-verbal (2 pacientes com afasia acústico-amnésica). Os resultados são discutidos de acordo com a análise de cada quadro clínico dos tipos de afasia identificados. Enfatiza-se a análise de erros e suas possíveis relações e causas. Conclui-se que o instrumento utilizado pode ser de utilidade para a identificação do fator neuropsicológico afetado e de sua participação em diferentes funções ou ações, assim como para a elaboração de programas de reabilitação dirigidos não somente à função de linguagem, mas sim à recuperação da atividade do paciente.

Palavras-chave : Afasia; Avaliação da afasia; Diagnóstico da afasia; Avaliação neuropsicológica; Lesão cerebral.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )