SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Neuropsychological assessment of patients with different types of aphasiaComparative study of neuropsychological functions among age groups from 21 to 90 years old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

WAGNER, Flávia  and  TRENTINI, Clarissa M.. Estratégias de avaliação rápida da inteligência através das Escalas Wechsler. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 47-54. ISSN 2075-9479.

Diferentes estratégias para avaliar a inteligência de forma rápida foram desenvolvidas a partir das Escalas Wechsler, entre as quais se destacam as formas curtas e os testes breves. Formas curtas são instrumentos derivados das escalas completas e podem ser desenvolvidas a partir de uma combinação de itens ou de subtestes das mesmas. As principais vantagens e desvantagens das metodologias de desenvolvimento de formas curtas são revisadas. Os métodos utilizados para obtenção de evidências de validade e fidedignidade são apresentados e as estratégias de transformação em escores de QI são discutidas. Em relação aos testes breves, os mesmos são instrumentos desenvolvidos especificamente para avaliar a inteligência de forma rápida, como a Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI). A WASI apresenta estudos de validade, fidedignidade e normatização próprias e está em processo de adaptação para o Português Brasileiro. As implicações da utilização de estratégias rápidas de avaliação da inteligência são discutidas.

Keywords : Testes de inteligência; Propriedades psicométricas; Escalas Wechsler; Formas curtas; Avaliação breve.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )