SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Avaliação neuropsicológica de pacientes com diferentes tipos de afasiaEstudo comparativo de funções neuropsicológicas entre grupos etários de 21 a 90 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

WAGNER, Flávia  e  TRENTINI, Clarissa M.. Estratégias de avaliação rápida da inteligência através das Escalas Wechsler. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 47-54. ISSN 2075-9479.

Diferentes estratégias para avaliar a inteligência de forma rápida foram desenvolvidas a partir das Escalas Wechsler, entre as quais se destacam as formas curtas e os testes breves. Formas curtas são instrumentos derivados das escalas completas e podem ser desenvolvidas a partir de uma combinação de itens ou de subtestes das mesmas. As principais vantagens e desvantagens das metodologias de desenvolvimento de formas curtas são revisadas. Os métodos utilizados para obtenção de evidências de validade e fidedignidade são apresentados e as estratégias de transformação em escores de QI são discutidas. Em relação aos testes breves, os mesmos são instrumentos desenvolvidos especificamente para avaliar a inteligência de forma rápida, como a Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI). A WASI apresenta estudos de validade, fidedignidade e normatização próprias e está em processo de adaptação para o Português Brasileiro. As implicações da utilização de estratégias rápidas de avaliação da inteligência são discutidas.

Palavras-chave : Testes de inteligência; Propriedades psicométricas; Escalas Wechsler; Formas curtas; Avaliação breve.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )