SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Comparative study of neuropsychological functions among age groups from 21 to 90 years oldReading disabilities intervention programs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

FUMAGALLI, Julieta; WILSON, Maximiliano  and  JAICHENCO, Virginia. Sensibilidade à informação fonológica em crianças leitoras e pré-leitoras falantes de espanhol. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 68-77. ISSN 2075-9479.

O objetivo deste trabalho é investigar a sensibilidade de crianças pré-leitoras, leitoras iniciantes e leitoras avançadas à presença de diferentes unidades sublexicais (sílaba, rima, ataque e fonema) por meio de uma série de tarefas que avaliam a consciência fonológica. Além disso, propõe-se a analisar se a posição das unidades é relevante para seu reconhecimento. Participaram do estudo 145 crianças de diferentes níveis de escolaridade: jardim de infância, pré-escola, primeiro, terceiro e sexto anos escolares. Os resultados evidenciam diferenças de desempenho no processamento de diferentes unidades sublexicais entre os grupos examinados. Além disso, os achados colocam em evidência a sensibilidade à informação fonológica prévia à aprendizagem formal da leitura. Observou-se uma sensibilidade crescente a todas as unidades sublexicais com uma maior dificuldade para o reconhecimento dos fonemas finais e dos ataques. As diferenças quantitativas (acertos) e qualitativas (posição e tipo de unidade sublexical) presentes no desempenho das crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes desaparecem nos leitores mais avançados.

Keywords : Leitura; Desenvolvimento infantil; Educação; Crianças.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )