SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Estudo comparativo de funções neuropsicológicas entre grupos etários de 21 a 90 anosProgramas de intervenção em transtornos de leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

FUMAGALLI, Julieta; WILSON, Maximiliano  e  JAICHENCO, Virginia. Sensibilidade à informação fonológica em crianças leitoras e pré-leitoras falantes de espanhol. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.1, pp. 68-77. ISSN 2075-9479.

O objetivo deste trabalho é investigar a sensibilidade de crianças pré-leitoras, leitoras iniciantes e leitoras avançadas à presença de diferentes unidades sublexicais (sílaba, rima, ataque e fonema) por meio de uma série de tarefas que avaliam a consciência fonológica. Além disso, propõe-se a analisar se a posição das unidades é relevante para seu reconhecimento. Participaram do estudo 145 crianças de diferentes níveis de escolaridade: jardim de infância, pré-escola, primeiro, terceiro e sexto anos escolares. Os resultados evidenciam diferenças de desempenho no processamento de diferentes unidades sublexicais entre os grupos examinados. Além disso, os achados colocam em evidência a sensibilidade à informação fonológica prévia à aprendizagem formal da leitura. Observou-se uma sensibilidade crescente a todas as unidades sublexicais com uma maior dificuldade para o reconhecimento dos fonemas finais e dos ataques. As diferenças quantitativas (acertos) e qualitativas (posição e tipo de unidade sublexical) presentes no desempenho das crianças pré-leitoras e leitoras iniciantes desaparecem nos leitores mais avançados.

Palavras-chave : Leitura; Desenvolvimento infantil; Educação; Crianças.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )