SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Iowa Gambling Task: neural correlates based on brain damage paradigm, psychopathology and neuroimaging evidenceNeuropsychological rehabilitation of self-awareness after brain injury: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

NAVA, Irma E. Medrano; LAZARO, Julio C. Flores  and  ALBA, Ana G. Canseco. Relação entre flexibilidade mental (desempenho no WCST) e inteligência no transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 20-26. ISSN 2075-9479.

Dificuldades nas funções executivas (FE) são características em crianças com diagnóstico de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). As dificuldades de flexibilidade mental têm sido amplamente citadas na literatura. Essa habilidade permite ao indivíduo alternar entre diferentes critérios de desempenho quando é necessário responder às demandas que mudam em uma tarefa ou situação. Um déficit de flexibilidade mental pode ter uma influência negativa no desempenho em testes de inteligência (especialmente nas Escalas Wechsler). O objetivo deste trabalho foi determinar o grau de associação entre o quociente intelectual (QI) e a flexibilidade mental em um grupo de adolescentes com diagnóstico de TDAH. Os participantes foram avaliados com a Escala de Inteligência Wechsler para Crianças (WISC-R) e o Teste Wisconsin de Classificação de Cartas (WCST). Foram encontradas correlações negativas significativas entre o QI Total e o QI de Execução e as variáveis do WCST relativas à perseveração. Da mesma forma, os subtestes de Cubos e Aritmética também se correlacionaram negativamente com essas medidas. Conclui-se que a flexibilidade mental, ao associar-se de forma moderada especialmente com o QI de Execução, parece estar mais relacionada com a inteligência fluida.

Keywords : Flexibilidade mental; Funções executivas; Inteligência fluida; Neuropsicologia; Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License