SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Relationship between mental flexibility (WCST performance) and intelligence in attention deficit hyperactivity disorderMemory distortions: explanatory models and state-of-the-art author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

FLORES, Maura Jazmín Ramírez. Reabilitação neuropsicológica da autoconsciência após um dano cerebral: uma revisão. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 27-40. ISSN 2075-9479.

A capacidade de autoconsciência pode estar alterada como consequência de um dano cerebral, provocado por doenças neurodegenerativas, transtornos neurológicos, traumatismos cranioencefálicos, entre outros. As alterações da autoconsciência provocam transtornos que afetam as capacidade (a) de reconhecer a própria doença; (b) de realizar mudanças de conduta; (c) de realizar atividades de autocuidado, de manter a iniciar relações sociais, originando, ainda, uma superestimação da capacidade cognitiva. Estas alterações, também repercutem no processo terapêutico e de reabilitação, já que estes se encontram prejudicados pela falta de aderência à intervenção. Por esse motivo, a reabilitação neuropsicológica a incorporou nos programas de intervenção, a necessidade de abordar os problemas de autoconsciência, principalmente em pacientes com lesão cerebral adquirido. A presente revisão da literatura tem como objetivo apresentar as aproximações - a partir de um enfoque neuropsicológico - que se empregam para abordar o tratamento dos déficits da capacidade de autoconsciência, a partir de uma visão holística até a integração social do paciente. Se discutem os efeitos positivos e desfavoráveis do trabalho com a autoconsciência, os alcances terapêuticos dos programas mais comumente utilizados na intervenção e se discute a dificuldade da investigação nesse âmbito devido a pouca probabilidade de réplica dos resultados, já que, em sua maioria, se tratam de sessões individuais e especializadas.

Keywords : Reabilitação; Autoconsciência; Neuropsicologia; Dano cerebral; Intervenção social.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License