SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue2Neuropsychological rehabilitation of self-awareness after brain injury: a review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

ATTALI, Eve; CORTE, Valentina La  and  BARBA, Gianfranco Dalla. Distorções de memória: modelos explicativos e estado da arte. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.2, pp. 41-53. ISSN 2075-9479.

A memória não é um sistema infalível e suas dificuldades podem se manifestar por distorções das informações lembradas. Esse fenômeno observado em diversas patologias pode acarretar a produção de confabulações e falsos reconhecimentos. O presente artigo traz uma revisão de estudos sobre distorções de memória com o intuito de melhor entender sua origem, seus mecanismos e processos cognitivos envolvidos. Salienta-se que uma etiologia única não poderia ser encontrada devido à heterogeneidade do fenômeno. Entretanto, os modelos que tentam explicar sua origem são apresentados. O falso reconhecimento é um tipo diferente de distorção de memória. Tem sido estudado usando-se paradigmas experimentais tal como o desenvolvido por Deese em 1959. Para alguns autores, sua origem pode estar situada nos processos de codificação, enquanto para outros no déficit de recuperação da informação. Essas teorias, embora divergentes, não são necessariamente contraditórias. No entanto, um consenso ainda não foi estabelecido.

Keywords : Memória; Falsos reconhecimentos; Confabulações; Modelos cognitivos.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License