SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Impacto de la naturaleza de las lesiones en los problemas de la comunicación luego de una lesión cerebral derecha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

SCHEFFER, Morgana  y  ALMEIDA, Rosa Maria Martins de. Consumo de álcool e diferenças entre homens e mulheres: comportamento impulsivo, aspectos cognitivos e neuroquímicos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.3, pp. 1-11. ISSN 2075-9479.

Essa revisão teórica teve como objetivo discutir a relação da impulsividade comportamental e cognitiva e o consumo de álcool em homens e mulheres. Para tanto foram descritas características do comportamento impulsivo, sua influência na busca pelo álcool, as diferenças entre os sexos e suas particularidades, descrevendo os processos neurocognitivos e neuroquímicos. Foi feita uma revisão da literatura nas bases de dados BIREME, Pubmed e Web of Science, através dos descritores: impulsividade (impulsivity); drogas (drugs); álcool (alcohol); dependência (dependence); homens (men); mulheres (women); diferenças (differences); comportamento (behavior); cognição (cognition) e prejuízos (deficits). Em 86 trabalhos, de um total de 168, entre os anos de 2000 e 2010, foi possível observar uma estreita relação entre comportamento impulsivo e a busca pelo álcool. Foi verificado que impulsividade e uso de álcool estão relacionados em ambos os sexos; porém, há maior vulnerabilidade comportamental e cognitiva nas mulheres, além dos aspectos biológicos, em resposta ao uso do álcool. Além disso, as mulheres ativam mais intensamente regiões cerebrais frontais e límbicas, mostrando-se menos predispostas ao uso. Os homens por sua vez parecem apresentar maior agressão impulsiva e comportamentos de risco, sugerindo maior vulnerabilidade à busca pela droga.

Palabras clave : Inibição; Álcool; Sexo; Cognição.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License