SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Consumo de álcool e diferenças entre homens e mulheres: comportamento impulsivo, aspectos cognitivos e neuroquímicosEfeito do transtorno de aprendizagem e do déficit de atenção na execução da T.O.V.A em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

LAJOIE, Camille; FERRE, Perrine  e  SKA, Bernadette. O impacto do tipo de lesão nas alterações comunicativas pós-AVC de hemisfério direito. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.3, pp. 12-20. ISSN 2075-9479.

Por mais de 100 anos, os padrões de prejuízos comunicativos em pacientes com lesão vascular de hemisfério esquerdo são conhecidos pela correlação com a natureza (isquêmica ou hemorrágica) e o local da lesão. Embora os acidentes vasculares de hemisfério direito tenham possíveis sequelas comunicativas cada vez mais conhecidas, as possíveis relações entre a natureza da lesão e os padrões comunicativos não foram ainda estudados. O objetivo do estudo foi verificar uma possível relação entre prejuízos comunicativos e a natureza da lesão em indivíduos com lesão vascular de hemisfério direito. Participaram 60 pacientes com lesão vascular direita avaliados pela Bateria MAC (Bateria Montreal de Avaliação da Comunicação), que inclui 14 tarefas que avaliam componentes semânticos, prosódicos, pragmáticos e discursivos. A amostra foi distribuída quanto à etiologia da lesão, hemorrágica (n=21) e isquêmica (n=39). O desempenho do grupo com lesão hemorrágica diferenciou-se significativamente do grupo com lesão isquêmica na tarefa de discurso conversacional. Além disso, falta de expressão facial e dificuldades prosódicas também foram mais evidentes no grupo com lesão hemorrágica, cujas lesões foram predominantemente subcorticais. A natureza da lesão vascular resulta em diferentes perfis comunicativos em indivíduos com lesão de hemisfério direito. A localização da lesão, dependendo da natureza do acidente vascular cerebral, parece influenciar essa diferença.

Palavras-chave : Comunicação; Lesão de hemisfério direito; Acidente vascular cerebral isquêmico; Acidente vascular cerebral hemorrágico.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License