SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3O impacto do tipo de lesão nas alterações comunicativas pós-AVC de hemisfério direitoHabilidades intelectuais em pacientes com doença de Alzheimer: Contribuições da Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

ABREGO, Gabriela M.; PINEDA, Lizeth G. Ruiz  e  PEREZ-ORTIZ, Alfonso. Efeito do transtorno de aprendizagem e do déficit de atenção na execução da T.O.V.A em crianças. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.3, pp. 21-27. ISSN 2075-9479.

Compararam-se erros de omissão (que é uma medida de desatenção), erros de comissão (que é uma medida de impulsividade) e tempos de reação (TRs) (vinculados ao processamento da informação) a partir de uma prova tipo CPT (continuous performance test) chamada T.O.V.A (test of variables of attention) em quatro grupos de crianças. O primeiro grupo recebeu diagnóstico de transtorno de aprendizagem (TA), o segundo, de transtorno de déficit de atenção (TDA), o terceiro, de comorbidade de TDA e TA (TDA+TA), e, o quarto foi um grupo controle saudável. Os resultados indicam que não há diferenças significativas nos erros de comissão entre os quatro grupos. O grupo com TDA e particularmente o grupo TDA+TA mostraram significativamente mais erros de omissão em comparação ao grupo controle. Por fim, apenas os TRs do grupo TDA+TA foram significativamente maiores do que os do grupo controle. A comorbidade entre TDA e TA contribui para o aumento da desatenção e para a lentidão do tempo de processamento da informação quando comparada à TDA ou à TA isoladas. Estas diferenças mostram-se importantes para o diagnóstico e o tratamento.

Palavras-chave : TDA; Transtorno de aprendizagem; Impulsividade; Tempo de reação; T.O.V.A..

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License