SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Habilidades intelectuais em pacientes com doença de Alzheimer: Contribuições da Escala Wechsler de Inteligência Abreviada (WASI)Predição da persistência dos sintomas autorelatados após traumatismo cranoioencefálico leve índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

BIER, Bianca  e  BELLEVILLE, Sylvie. Otimizar o funcionamento cognitivo durante o envelhecimento: fatores de reserva, estimulação cognitiva e plasticidade cerebral. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.3, pp. 37-47. ISSN 2075-9479.

As preocupações quanto à integridade intelectual e cognitiva são importantes nos adultos idosos e estão frequentemente associadas ao possível início da Doença de Alzheimer. O envelhecimento caracterizado por declínio da memória e de habilidades cognitivas preocupa a população idosa e está relacionada a uma visão negativa da cognição na terceira idade. O objetivo deste artigo é abordar diferentes argumentos empíricos que questionem esta visão estritamente negativa, mostrando que o envelhecimento cognitivo é múltiplo, que pode se adaptar e que é altamente plástico. Este artigo apresenta a noção de reserva cognitiva, os diferentes modos de otimização do envelhecimento cognitivo e os modelos de plasticidade cerebral durante o envelhecimento.

Palavras-chave : Envelhecimento; Reserva cognitiva; Plasticidade cerebral; Treinamento cognitivo; Intervenção cognitiva.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License