SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número3Optimizar el funcionamiento cognitivo durante el envejecimiento: factores de reserva, estimulación cognitiva y plasticidad cerebral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

VILLEMURE, René; NOLIN, Pete  y  SAGE, Natalie Le. Predição da persistência dos sintomas autorelatados após traumatismo cranoioencefálico leve. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2010, vol.2, n.3, pp. 48-59. ISSN 2075-9479.

Predizer o risco de persistência de sintomas após três meses de um traumatismo cranioencefálico leve (TCEL), a partir do autorelato de sintomas informados inicialmente durante a primeira semana, a partir de dois métodos de avaliação. A amostra foi composta por 354 participantes adultos contatados por telefone de uma a três semanas pós-TCEL. Primeiramente, os participantes informavam livremente seus sintomas (método espontâneo) e, posteriormente, através de um questionário do tipo checklist (método sugerido - Rivermead Post Concussion Symptoms Questionnaire). Os participantes que informaram três ou mais sintomas durante a primeira semana pós-TCEL, seja pelo método espontâneo ou pelo sugerido, apresentaram um risco maior de sintomas persistentes em três meses. Os participantes com sintomas persistentes aos três meses pós-TCEL relataram ter mais sintomas durante a primeira semana pelo método sugerido em comparação ao espontâneo. Sob uma perspectiva clínica, o relato de três sintomas ou mais durante a primeira semana pós-TCEL poderia representar um indicador precoce de prognóstico de um risco elevado de persistência de sintomas, particularmente se a avaliação for baseada em um questionário do tipo checklist.

Palabras clave : Traumatismo cranioencefálico leve; Síndrome pós-traumática; Checklist.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License