SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1O conceito de impulsividade e sua localização nas teorias psicobiológicas da personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

FERRERES, Aldo; ABUSAMRA, Valeria; CASAJUS, Andrea  e  CHINA, Nancy. Adaptação e estudo preliminar de um teste breve para avaliar a eficácia leitora (TAEL). Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 1-7. ISSN 2075-9479.

Em espanhol, existem poucos testes breves de avaliação da eficácia leitora e de detecção das dificuldades nessas áreas que podem ser aplicados coletivamente. A disponibilidade desse tipo de protocolo é importante para fins educacionais, clínicos e de pesquisa. Um dos testes que possui esses requisitos é o 'Teste de avaliação da eficácia leitora' (TAEL). Os objetivos do presente trabalho foram adaptar o TAEL às particularidades lexicais sintáticos de Buenos Aires e cidades vizinhas e realizar um estudo preliminar em uma população escolar (693 alunos de 5ª, 6ª e 7ª série) para avaliar o funcionamento dos itens e estimar a influência das variáveis sexo, série, oportunidades educativas e tipo de escola (pública ou privada). Os resultados demonstraram que os itens têm um nível de dificuldade adequado e que o rendimento no teste é influenciado pela série e nível de oportunidade educativa, mas não pelo sexo. Assim mesmo, foi observado que quando se controla adequadamente o nível de oportunidades educativas, o rendimento dos alunos que freqüentam escolas públicas é superior aos que freqüentam escolas privadas. Esses resultados preliminares sugerem que a adaptação do teste funciona adequadamente e fornece informações relevantes para futuros estudos de validade, confiabilidade e normatização.

Palavras-chave : Avaliação; Teste breve; Eficácia leitora; Adaptação.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License