SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Adaptação e estudo preliminar de um teste breve para avaliar a eficácia leitora (TAEL)Neuropsicologia do desenvolvimento da memória: da pré-escola ao período escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

SQUILLACE, Mario; JANEIRO, Jimena Picón  e  SCHMIDT, Vanina. O conceito de impulsividade e sua localização nas teorias psicobiológicas da personalidade. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 8-18. ISSN 2075-9479.

Nos últimos anos, a impulsividade tem sido motivo de uma inumerável quantidade de trabalhos de psicologia. Os pesquisadores frequentemente trabalham com diferentes idéias sobre o que é a impulsividade. Esses diferentes conceitos não são sempre explícitos. Esse artigo revisa os principais conceitos de impulsividade provenientes da psicologia da personalidade. Revisam-se tanto os modelos baseados em análise fatorial como aqueles constituídos a partir da psicobiologia. Conclui-se que a impulsividade é um conceito multidimensional. Por esse motivo, deve-se citar diferentes tipos de impulsividade ao invés de referir-se a um construto unitário.

Palavras-chave : Impulsividade; Personalidade; Biopsicologia; Busca de sensações.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License