SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Neuropsicología del desarrollo de la memoria: de la edad preescolar al período escolarEvaluación neuropsicológica en la encefalopatía de Hashimoto: un estudio de caso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

CHASTINET, Jamile; MORAIS, Caio  y  SOLOVIEVA, Yulia. Reabilitação de um caso de afasia acústico-mnésica como resultado de um traumatismo cranioencefálico: uma abordagem Luriana. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 27-39. ISSN 2075-9479.

O traumatismo cranioencefálico (TCE) é um problema social de saúde que produz uma série de prejuízos, como incapacidades motoras, problemas comportamentais e cognitivo-intelectuais. Esse trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da reabilitação neuropsicológica de um caso de afasia provocado por um TCE. O paciente é um jovem do sexo masculino de 18 anos que, após uma queda e conseqüente YCE, apresenta uma síndrome afásica identificada pela avaliação neuropsicológica como afasia acústico-mnésica segundo a classificação luriana. O estudo de tomografia computadorizada apresenta uma imagem hipodensa de bordas irregulares pouco definidas envolvendo o lobo parietal e temporal esquerdo e uma imagem hipodensa no lobo frontal direito. Também se identifica uma área hipodensa na região ocipto-temporal medial. A reavaliação acusa uma considerável recuperação da linguagem, da escrita, da leitura e do cálculo.

Palabras clave : Traumatismo cranioencefálico; Afasia acústico-mnésica; Avaliação neuropsicológica; Neuropsicologia luriana.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License