SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue1Neuropsychological assessment in Hashimoto's encephalitis: a case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MALFAIT, Domitille  and  LIPPE, Sarah. Prejuízos cognitivos e comportamentais em crianças com epilepsia benigna com pontas centrotemporais. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.1, pp. 47-57. ISSN 2075-9479.

A epilepsia Rolândica é a forma mais freqüente de epilepsia idiopática que aparece na infância e cujas primeiras manifestações ocorrem entre os três e treze anos de idade. O prognóstico desse tipo de paciente é bom dado a remissão espontânea durante a adolescência. No entanto, os estudos recentes sugerem a presença de problemas específicos nas esferas cognitiva, afetiva e comportamental durante a fase ativa da síndrome. As particularidades neuropsicológicas desse tipo de epilepsia afetam a linguagem, a percepção, a capacidade mnemônica e a atenção. Além disso, alguns autores sugerem que certas particularidades no processamento de informação persistem nesses pacientes, ainda depois da remissão completa da epilepsia. A presente revisão da literatura tem como objetivo apresentar e classificar os diversos tipos de problemas cognitivos e afetivos encontrados nos estudos recentes que se interessam nesse tipo de epilepsia benigna. Os trabalhos que estudam a qualidade de vida em crianças com esse tipo de transtorno fizeram parte dessa revisão da literatura.

Keywords : Epilepsia benigna centro-temporal; Epilepsia Rolândica; Cognição; Déficits neuropsicológicos; Comportamento; Qualidade de vida.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in French     · French ( pdf )

 

Creative Commons License