SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue2Cognitive, behavioral and learning problems in premature children: a reviewWorking Memory and Planning in children: validation of the Tower of London Task author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

GOMEZ, Pablo G.  and  POLITIS, Daniel G.. Correlações entre praxia e memória de trabalho na variante frontal da demência frontotemporal. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 23-30. ISSN 2075-9479.

A literatura vem apontando que um déficit de memória de trabalho pode prejudicar a performance práxica. Este estudo visou a avaliar a presença de aparaxia em pacientes com a variante frontal da demência frontotemporal, examinar a ocorrência de correlações entre apraxia e memória de trabalho, e procurar evidências de uma memória de trabalho específica para gestos. Materiais e métodos: Vinte e três pacientes diagnosticados como tendo a variante frontal da demência frontotemporal foram examinados com uma bateria de avaliação cognitiva de praxias e com dois testes de memória de trabalho. Resultados: Correlações significativas entre a performance na bateria de praxia e nos testes de memória de trabalho. A performance na memória de trabalho gestual mostrou-se dissociada daquela visual e verbal. Conclusões: Tais resultados corroboram a importância da memória de trabalho na produção práxica e salientam a possibilidade de uma memória de trabalho específica para gestos.

Keywords : Apraxia; Demência frontotemporal; Memória de trabalho; Memória visual; Memória gestual.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License