SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Correlaciones entre praxias y memoria de trabajo en demencia frontotemporal variante frontalRehabilitación neuropsicológica en un caso de afasia semántica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

INJOQUE-RICLE, Irene  y  BURIN, Débora I.. Memória de trabalho e planejamento em crianças: validação da tarefa Torre de Londres. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 31-38. ISSN 2075-9479.

Memória de trabalho (MT) e planejamento são dois aspectos das funções executivas e são muito relacionadas. O objetivo deste estudo foi explorar a relação entre diferentes components do modelo de MT de Baddeley e Hitch e planejamento em crianças, além de investigar se esta associação varia entre diferentes faixas etárias na infância. Dois estudos foram realizados. O Estudo 1 visou a validar uma versão local da tarefa Torre de Londres (TL). TL e diferentes tarefas externas foram administradas em 210 crianças de 6, 8 e 11 anos de idade de Buenos Aires, Argentina. Bons coeficientes de validade e de fidedignidade desta versão local da TL foram obtidos, demonstrando que esta tarefa é válida para avaliação de crianças de 6, 8 e 11 anos de idade, provenientes de Buenos Aires, Argentina. No Estudo 2, o principal objetivo deste artigo foi explorado. TL e a Automated Working Memory Assessment Battery (AWMA) foram utilizados para o exame de 180 crianças de 6, 8 e 11 anos de idade. Associações significativas entre os escores da TL e da AWMA que representam o executivo central da MT foram encontradas no subgrupo de 8 anos de idade, e entre os escores da TL e os escores da AWMA que representam o executivo central e a alça visuoespacial da MT foram observadas no grupo de 11 anos de idade. Tais achados sugerem que o component verbal da MT não estaria envolvido na resolução da tarefa TL, e mesmo que a alça visuoespacial esteja envolvida em crianças maiores, o executivo central é o componente com maior destaque na resolução desta tarefa de planejamento.

Palabras clave : Memória de trabalho; AWMA; Planejamento; Torre de Londres; Crianças.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License