SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número2Memória de trabalho e planejamento em crianças: validação da tarefa Torre de Londres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

VARGAS, Fernando Rodríguez et al. Reabilitação neuropsicológica em um caso de afasia semântica. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.2, pp. 39-49. ISSN 2075-9479.

Afasia é conhecida como uma alteração sistemática da linguagem. Na abordagem de A.R. Luria é possível classificar as syndromes afásicas de acordo com fatores ou mecanismos neuropsicológicos que determinam a síndrome observada em cada paciente. No caso da afasia semântica, o nível fonológico da linguagem está preservado, mas importantes déficits de lógica e de gramática podem ser encontrados. Pacientes com este tipo de afasia manifestam dificuldades peculiares na produção e compreensão linguísticas, nos níveis de sentença e de texto. Tais déficits devem-se à ausência de acesso a estruturas gramaticais complexas com relações temporais, espaciais e causais. O objetivo deste artigo é apresentar um caso de uma paciente com afasia semântica com estratégias de avaliação e de reabilitação neuropsicológicas desenvolvidas para ela. O programa de reabilitação como tarefas e exemplos é apresentado com os resultados das avaliações inicial e final. Conclui-se que um programa de reabilitação neuropsicológica baseado em diagnóstico preciso produziu efeitos positivos em aspectos verbais e não-verbais da paciente.

Palavras-chave : Traumatismo craniano; Afasia semântica; Reabilitação neuropsicológica.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License