SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 issue3Category-specific effect in healthy young and aged individuals: response time advantage for animals over manipulable objects in a semantic decision taskAttention-deficit hyperactivity disorder: a brief review in child neuropsychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

PEREZ, Yunier Broche  and  JIMENEZ, Luis Felipe Herrera. Memória para rostos e reconhecimento emocional: particularidades em adultos idosos institucionalizados e que convivem com seus familiares. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.3, pp. 12-19. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0078.

O presente estudo descreve a memória de faces e reconhecimento emocional em idosos institucionalizados e não institucionalizados sem história de demência, residentes na província de Villa Clara, Cuba. Foi utilizado o Cambridge Memory Test for Faces e uma tarefa de reconhecimento emocional foi delineada. Os resultados principais demonstraram diferenças significativas entre grupos em relação às variáveis estudadas. A memória de faces dos idosos internos demonstrou mais rápida deterioração quando comparados aos idosos que viviam com as suas famílias. Os adultos internos mostraram dificuldades maiores na memória de rostos simples, múltipla e com ruído visual, quando comparados aos que residem com as sãs famílias. Também se encontraram diferenças significativas, entre os grupos a respeito do reconhecimento de emoções, sendo mais afetados os adultos institucionalizados. As áreas que mostraram prejuízo foram o reconhecimento de emoções negativas e a decodificação da idade. O reconhecimento de gênero permaneceu preservado em ambos os grupos, sem diferenças entre grupos na investigação realizada.

Keywords : Idosos; Institucionalização; Memória de faces; Reconhecimento emocional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License