SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Trastorno por déficit de atención e hiperactividad: breve revisión teórica en el contexto de la neuropsicología infantilSistemas de memoria: relación entre memoria de trabajo y lenguaje desde una perspectiva neuropsicolingüística índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

DRAPEAU, Joanie; GOSSELIN, Nathalie  y  MCKERRA, Michelle. Reconhecimento emocional de faces, voz e música pós-traumatismo cranioencefálico: estado atual do conhecimento. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.3, pp. 25-33. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0075.

O reconhecimento de emoções parece desempenhar um papel importante nos relacionamentos. Realmente, a habilidade de interpretar emoções no ambiente permite que indivíduos antecipem certas intenções ou situações, e respondam a elas de forma apropriada. Dificuldades de funcionamento psicossocial (por exemplo, perda de trabalho, ruptura de relacionamentos íntimos, reduzida rede social) tipicamente aparece após um traumatismo cranioencefálico (TCE), o que pode estar relacionado com a deterioração do reconhecimento emocional. Além disso, estruturas cerebrais importantes para o processamento emocional é frequentemente afetada em indivíduos após um TCE, como áreas frontais e temporais, e o sistema límbico (como a amígdala e o hipocampo). Esse artigo tem como objetivo colocar em perspectiva e questão o conhecimento atual sobre o reconhecimento emocional de faces, vozes e música em adultos com TCE, quando comparados a adultos sem prejuízo cognitivo.

Palabras clave : Traumatismo cranioencefálico; Emoções; Faces; Voz; Música.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Francés     · Francés ( pdf )

 

Creative Commons License