SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número3Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade: breve revisão teórica no contexto da neuropsicologia infantilSistemas de memória: relação entre memória de trabalho e linguagem sob uma abordagem neuropsicolinguística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

DRAPEAU, Joanie; GOSSELIN, Nathalie  e  MCKERRA, Michelle. Reconhecimento emocional de faces, voz e música pós-traumatismo cranioencefálico: estado atual do conhecimento. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2011, vol.3, n.3, pp. 25-33. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2011.0075.

O reconhecimento de emoções parece desempenhar um papel importante nos relacionamentos. Realmente, a habilidade de interpretar emoções no ambiente permite que indivíduos antecipem certas intenções ou situações, e respondam a elas de forma apropriada. Dificuldades de funcionamento psicossocial (por exemplo, perda de trabalho, ruptura de relacionamentos íntimos, reduzida rede social) tipicamente aparece após um traumatismo cranioencefálico (TCE), o que pode estar relacionado com a deterioração do reconhecimento emocional. Além disso, estruturas cerebrais importantes para o processamento emocional é frequentemente afetada em indivíduos após um TCE, como áreas frontais e temporais, e o sistema límbico (como a amígdala e o hipocampo). Esse artigo tem como objetivo colocar em perspectiva e questão o conhecimento atual sobre o reconhecimento emocional de faces, vozes e música em adultos com TCE, quando comparados a adultos sem prejuízo cognitivo.

Palavras-chave : Traumatismo cranioencefálico; Emoções; Faces; Voz; Música.

        · resumo em Francês | Espanhol | Inglês     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License