SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 special issueReading fluency in the early grades: relationship between decoding skills, text features and comprehension. A pilot study with Spanish-speaking children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

PIACENTE, Telma  and  QUEREJETA, Maira. A separação entre palabras na escrita infantil. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 1-17. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0098.

Nesta investigação examinaram-se características, ocorrência e persistência das separações convencionais (também chamadas segmentações lexicais) entre palavras, na escrita infantil de sentenças e de textos em distintos níveis de escolaridade. Assim, foram analisadas as relações entre estes fenômenos e o desempenho de leitura e escrita. Com este objetivo, a partir de um delineamento não experimental transversal, avaliaram-se 90 crianças argentinas do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental com tarefas de escrita espontânea e de ditado de sentenças e textos, desenvolvidas especialmente para este estudo, e com tarefas padronizadas de leitura e escrita. Dentre as contribuições deste trabalho, destacam-se a classificação detalhada dos tipos e subtipos de separações não convencionais encontradas, utilizando a noção de formante morfológico. Este método possibilitou a caracterização de todas as ocorrências na totalidade do corpus examinado, que excedem as geralmente descritas. Dentre os principais resultados, ressalta-se a identificação da prevalência do tipo e subtipo de separações em distintos níveis do trajeto formativo, sua persistência ao longo da escolarização primária e as correlações moderadas com o desempenho em leitura e escrita. Finalmente destaca-se que a aprendizagem de escrita tende a ser um proceso gradativo, para o qual é necessário não apenas o domínio de habilidades de segmentação articulatória em sons representandos por grafemas, mas também, entre outros, a ortografia, na qual estão representados aspectos morfêmicos, informação histórica e epistemológica preservada em cada sistema de escrita, e as convenções de seu uso, como é o caso das separações entre palavras.

Keywords : Escrita; Leitura; Palavras.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License