SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialA separação entre palabras na escrita infantilCompreensão leitora a partir da leitura oral e da leitura silenciosa: uma análise do tempo e da adequação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

MIER, Mariela V. De; BORZONE, Ana M.  e  CUPANI, Marcos. A fluidez leitora nos primeiros anos escolares: relação entre habilidades de decodificação, características do texto e compreensão. Um estudo piloto com crianças hispanofônicas. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 18-33. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0079.

Este trabalho tem como objetivo explorar a relação entre habilidades para identificar letras, palabras isoladas, palabras em textos e a compreensão textual, consideradas variáveis críticas para uma leitura fluida. Visa-se, ainda, a investigar se a relação entre essas habilidades varia ao longo dos primeiros anos de aprendizagem. Seria possível pensar que se o texto é complexo, a precisão e a velocidade de leitura de palabras não seriam suficientes para a compreensão, uma vez que este subprocesso demandaría a realização de operações e conhecimentos que as crianças podem não possuir. Com o intuito de explorar o efeito das variáveis textuais em interrelação com habilidades de decodificação, administraram-se em três grupos de crianças de segundo, terceiro e quarto anos tarefas de identificação de letras, leitura de palabras isoladas, leitura de palabras em textos - quantidade de letras ou de palabras identificadas em um minuto - e tarefas de compreensão de textos narrativos e expositivos. Os resultados mostram que houve diferenças entre os grupos em todas as variáveis examinadas. Portanto, observou-se uma melhora no desempenho com o aumento da escolaridade. Quanto à leitura de palabras em textos, apenas no quarto ano as crianças obtiveram maiores escores de desempenho. Nas demais tarefas que examinam codificação, a acurácia foi entre 40% e 60% de acertos. Não foram observadas diferenças entre textos narrativos e expositivos quanto à quantidade de palabras lidas em um minuto entre grupos. No entanto, o desempenho na compreensão foi superior nos textos narrativos. Assim, é possível inferenciar que a precisão e a velocidade de leitura de palavras pode explicar apenas uma parte da variação da compreensão, que também seria influenciada por fatores textuais.

Palavras-chave : Fluidez; Leitura oral; Compreensão; Reconhecimento de palavras; Características textuais.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License