SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialLa fluidez lectora en los primeros grados: relación entre habilidades de decodificación, características textuales y comprensión. Un estudio piloto con niños hablantes de españolReconocimiento de palabras y comprensión lectora: disociación y habilidades predictoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

CARRETTI, Barbara; BOSIO, Cristiana; DE BENI, Rossana  y  CORNOLDI, Cesare. Compreensão leitora a partir da leitura oral e da leitura silenciosa: uma análise do tempo e da adequação. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 34-42. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0100.

O objetivo deste trabalho foi analizar o efeito da modalidade de leitura sobre a compreensão de textos em estudantes do ensino fundamental, avaliando também o papel das diferenças individuais sobre a compreensão. No primeiro estudo, participaram 145 estudantes entre 9 e 11 anos de idade, cursando 4º e 5º anos em escolas primárias de Padova, Itália. Foram examinados com duas tarefas de compreensão, adaptadas ao nível de escolaridade e lhes foi solicitado que lessem em voz alta ou silenciosamente os textos para posteriormente responderem perguntas com alternativas de resposta. Além disso, avaliou-se um subgrupo de participantes com um conjunto de tarefas que examinam processos implicados ou associados à compreensão. No segundo estudo, participaram 112 estudantes entre 8 e 11 anos de idade, cursando 4º e 5º anos em escolas primárias de Padova, Itália. Neste caso, a apresentação dos textos em ambas modalidades foi computadorizada para controlar a influência de fatores que poderiam ser confusos e provocar a vantagem de uma modalidade sobre a outra. Os resultados mostraram que a leitura silenciosa acelera o processo de elaboração do texto. Isto afeta de modo negativo a compreensão se se permite que o estudante regule independentemente sua leitura (Estudo 1), mas este efeito desaparece se há garantia de que a criança elabora efetivamente o texto (Estudo 2). Os mecanismos subjacentes a ambas modalidades de leitura são similares, exceto a memória fonológica de curto prazo que se torna mais relevante para a leitura silenciosa. Diferentemente do que ocorre na população escolar normal, os estudantes com dificuldades de compreensão não parecem se beneficiar de uma ou outra modalidade.

Palabras clave : Leitura em voz alta; Leitura silenciosa; Compreensão leitora; Maus compreendores.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License