SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 special issueSocioeconomic differences and reading: keys to analyze the results of PISA assessmentsSurface alexia in Spanish with no semantic deficit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

CARTOCETI, Romina V.. Controle inibitório e compreensão de textos: evidências de domínio específico verbal. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 65-85. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0085.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho diferencial de bons e maus compreendedores em tarefas que examinam memoria de trabalho e inibição e supressão verbal e não-verbal. Para tanto, selecionou-se uma amostra de estudantes entre 9 e 13 anos a partir de uma tarefa de eficácia leitora e das respostas a dois textos que permitiram identificar dois grupos com diferente nível de compreensão: bons (n=53) e maus (n=51) compreendedores. Assim, administraram-se aos grupos individualmente uma versão adaptada do Listening Span Test (LST), para avaliar memória de trabalho; uma versão infantil do Test de Hayling, o Teste de Stroop, para avaliar inibição verbal; e a versão infantil do Trail Making Test para avaliar inibição não-verbal. Os resultados mostraram que os maus compreendedores desempenharam-se significativamente pior que os bons no processamento de sentenças, na recordação total de palavras e na quantidade de erros de intrusão no LST, mas apresentaram um span e uma recordação de palavras em ordem semelhantes aos dos bons compreendedores. Quanto às tarefas que examinam inibição verbal, os maus compreendedores desempenharam-se significativamente pior do que os bons compreendedores em todos os índices. Por fim, não houve diferença significativa no desempenho de bons e de maus compreendedores nas tarefas de inibição não-verbal. Tais achados corroboram a hipótese de que a dificuldade de supressão de informação específica de domínio verbal da memoria de trabalho acarretaria dificuldades que os maus compreendedores apresentam no processamento de nível textual.

Keywords : Compreensão de textos; Crianças; Controle inibitório; Supressão da informação; Domínio verbal.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License