SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialLas diferencias socioeconómicas y la lectura: claves para analizar los resultados de las evaluaciones PISAAlexia de superficie en español sin déficit semántico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

CARTOCETI, Romina V.. Controle inibitório e compreensão de textos: evidências de domínio específico verbal. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 65-85. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0085.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho diferencial de bons e maus compreendedores em tarefas que examinam memoria de trabalho e inibição e supressão verbal e não-verbal. Para tanto, selecionou-se uma amostra de estudantes entre 9 e 13 anos a partir de uma tarefa de eficácia leitora e das respostas a dois textos que permitiram identificar dois grupos com diferente nível de compreensão: bons (n=53) e maus (n=51) compreendedores. Assim, administraram-se aos grupos individualmente uma versão adaptada do Listening Span Test (LST), para avaliar memória de trabalho; uma versão infantil do Test de Hayling, o Teste de Stroop, para avaliar inibição verbal; e a versão infantil do Trail Making Test para avaliar inibição não-verbal. Os resultados mostraram que os maus compreendedores desempenharam-se significativamente pior que os bons no processamento de sentenças, na recordação total de palavras e na quantidade de erros de intrusão no LST, mas apresentaram um span e uma recordação de palavras em ordem semelhantes aos dos bons compreendedores. Quanto às tarefas que examinam inibição verbal, os maus compreendedores desempenharam-se significativamente pior do que os bons compreendedores em todos os índices. Por fim, não houve diferença significativa no desempenho de bons e de maus compreendedores nas tarefas de inibição não-verbal. Tais achados corroboram a hipótese de que a dificuldade de supressão de informação específica de domínio verbal da memoria de trabalho acarretaria dificuldades que os maus compreendedores apresentam no processamento de nível textual.

Palabras clave : Compreensão de textos; Crianças; Controle inibitório; Supressão da informação; Domínio verbal.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License