SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialControl inhibitorio y comprensión de textos: evidencias de dominio específico verbal"Podríamos llegar a pensar que... pero.": La "revisión" como operación discursiva que promueve los procesos de control durante la lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

FERRERES, Aldo R.; LOPEZ, Cynthia  y  FABRIZIO, Susana. Alexia de superfície em espanhol sem déficit semântico. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 86-103. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0095.

É relatado o estudo de caso da paciente AB, falante de español, que após uma lesão occipito-temporal esquerda apresentou um padrão de alterações de leitura em voz alta (lentificação, perda da vantagem lexical nos tempos de leitura), de reconhecimento de estímulos escritos (erros com pseudohomófonos) e de compreensão (confusão de homófonos) que correspondem ao quadro de alexia de superficie de entrada (input surface dyslexia). A alexia de superficie é um quadro inicialmente descrito em línguas com sistemas de escrita opacos como o inglês e o francés, o que acarreta uma difícil identificação em línguas transparentes como o espanhol. Embora a possibilidade de sua existência em pacientes hispanofônicos vem sendo questionada e sejam muito poucos os casos publicados até o momento, é possível que tais questões se devam mais aos enfoques de avaliação e às dificuldades metodológicas para a identificação deste quadro do que à sua baixa incidência. O estudo da paciente mostrou um processamento semântico preservado, mas acompanhado de alterações fonológicas, dois achados incompatíveis com as hipóteses do modelo do triângulo e que podem ser explicadas pelo modelo da dupla rota de leitura.

Palabras clave : Falantes de espanhol; Alexia de superfície; Leitura.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License