SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número especialAlexia de superficie en español sin déficit semántico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

SANCHEZ MIGUEL, Emilio; GARCIA RODICIO, Héctor  y  MARCOS SANCHEZ, Mercedes. "Poderíamos pensar que... mas.": A "revisão" como operação discursiva que promove processos de controle durante a leitura. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.spe, pp. 104-114. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0099.

Os dispositivos retóricos guiam o leitor na execução dos processos cognitivos necessários para compreender um texto. Neste estudo, utiliza-se o termo revisão para se referir a um dispositivo que sustenta os processos de controle da compreensão e que foi pouco estudado. Visou-se a delimitar sua natureza, distinguindo-o de outros recursos similares mais bem investigados, e avaliar seu impacto sobre a compreensão de um texto a partir de três experimentos. No experimento 1, foram avaliados 65 estudantes com textos em três condições diferentes: texto com revisões, pista e esclarecimento. No experimento 2, foram exmainados 45 estudantes com os mesmos materiais que no experimento 1, mas cronometraram-se os tempos de leitura dos esclarecimentos. No experimento 3, 51 estudantes foram avaliados com os mesmos materiais do experimento 1, mas se utilizou a técnica de pensamento em voz alta. O dispositivo tem entidade própria, na medida em que tem características específicas que o distinguem de outros mais estudados. Além disso, os resultados dos experimentos mostram que a revisão melhora a compreensão de um texto, pois auxilia os leitores a evitar erros em sua interpretação do que estão lendo e a empregar estratégias para corrigi-los.

Palabras clave : Marcadores retóricos; Operações discursivas; Compreensão de textos; Controle da compreensão; Cognição.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License