SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Construção da coerência textual: um estudo preliminar sobre a causalidade e suas implicações neuropsicolinguísticasDesenvolvimento de instrumento de compreensão leitora a partir de reconto e questionário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

PAULA, Jonas Jardim de et al. Contribuições da Torre de Londres para o exame do planejamento em idosos com Comprometimento Cognitivo Leve. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 16-21. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0089.

A Torre de Londres (TOL) é uma tarefa utilizada para a avaliação das habilidades de planejamento, um componente das funções executivas. O presente estudo objetiva avaliar a contribuição da TOL na avaliação das habilidades de planejamento em pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). Visa, ainda, a avaliar dois métodos específicos da TOL (Krikorian x Portella) para esse fim. Noventa e seis participantes foram incluídos no estudo (53 mulheres, idade média de 75.18 + / - 7.31 anos) - 35 controles saudáveis, 30 com CCL Amnéstico e 35 com CCL Amnéstico de Múltiplos Domínios. Os resultados indicam que apenas os pacientes com CCL Amnéstico de Múltiplos Domínios apresentaram desempenho inferior aos controles. Além disso, a adição da TOL (considerando ambos os método, Krikorian e Portella) ao Mini-Exame do Estado Mental aumenta significativamente a classificação correta dos pacientes com base nos diagnósticos. Indicam, ainda, que os métodos Krikorian e Portella apresentam boas propriedades psicométricas no que tange à avaliação do comprometimento executivo em indivíduos idosos.

Palavras-chave : Idosos; Testes neuropsicológicos; Funções executivas; Planejamento; Torre de Londres.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License