SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Contributions of the Tower of London for the assessment of planning in elderly with Mild Cognitive ImpairmentTheoretical models about single or multiple processes of executive functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tania Mara  and  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Desenvolvimento de instrumento de compreensão leitora a partir de reconto e questionário. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 22-32. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0080.

O trabalho tem por objetivo apresentar o processo de construção de um instrumento de avaliação da compreensão leitora por meio de reconto e questionário. A tarefa tem por base teórica dois modelos de compreensão: o de Kintsch e van Dijk e Kintsch, e o de Trabasso. Os objetivos específicos envolveram a seleção do texto, a análise do mesmo com base na teoria, e a operacionalização das variáveis derivadas da análise. O artigo revisa os tipos de instrumentos comumente utilizados na avaliação da compreensão, bem como os modelos que fundamentaram a construção da tarefa. São também abordados os fatores a considerar no processo de desenvolvimento de um instrumento de compreensão leitora e sua pontuação/interpretação. Completude e coerência do reconto do participante - aspectos da compreensão destacados nos modelos - foram os critérios para a atribuição dos protocolos a cinco diferentes categorias. Seis protocolos, apresentados para ilustrar o método de avaliação do reconto, mostram a variabilidade de resultados que o instrumento permite revelar. A precisão nos resultados indica a confiabilidade e a aplicabilidade do instrumento em pesquisa e na prática clínica.

Keywords : Leitura; Compreensão; Avaliação educacional; Processamento de texto.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License