SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Contribuciones de la Torre de Londres a la evaluación de la planificación en ancianos con transtorno cognitivo leveModelos teóricos sobre constructo único o sobre múltiples procesos de las funciones ejecutivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tania Mara  y  SALLES, Jerusa Fumagalli de. Desenvolvimento de instrumento de compreensão leitora a partir de reconto e questionário. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 22-32. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0080.

O trabalho tem por objetivo apresentar o processo de construção de um instrumento de avaliação da compreensão leitora por meio de reconto e questionário. A tarefa tem por base teórica dois modelos de compreensão: o de Kintsch e van Dijk e Kintsch, e o de Trabasso. Os objetivos específicos envolveram a seleção do texto, a análise do mesmo com base na teoria, e a operacionalização das variáveis derivadas da análise. O artigo revisa os tipos de instrumentos comumente utilizados na avaliação da compreensão, bem como os modelos que fundamentaram a construção da tarefa. São também abordados os fatores a considerar no processo de desenvolvimento de um instrumento de compreensão leitora e sua pontuação/interpretação. Completude e coerência do reconto do participante - aspectos da compreensão destacados nos modelos - foram os critérios para a atribuição dos protocolos a cinco diferentes categorias. Seis protocolos, apresentados para ilustrar o método de avaliação do reconto, mostram a variabilidade de resultados que o instrumento permite revelar. A precisão nos resultados indica a confiabilidade e a aplicabilidade do instrumento em pesquisa e na prática clínica.

Palabras clave : Leitura; Compreensão; Avaliação educacional; Processamento de texto.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License