SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Theoretical models about single or multiple processes of executive functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

ARMONY, Jorge L.; TREJO-MARTINEZ, David  and  HERNANDEZ, Dailett. Ressonância Magnética Funcional (RMf): princípios e aplicações para a neuropsicologia e neurociências. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 36-50. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.010.

fMRI é uma ferramenta muito importante, tanto no campo da neuropsicologia clínica e neurociências cognitivas. No domínio clínico, é principalmente utilizada para localizar regiões funcionais, tais como os que estão associados com os processos a motor ou linguagem, embora novas aplicações estão a ser desenvolvidos. Seu uso em pesquisa permitiu a confirmação de extensão, e rejeição de modelos teóricos sobre as funções cerebrais. A crescimento rápido na utilização desta técnica em ambos ambiente clínico e na investigação, juntamente com a sua rápido desenvolvimento, gera a necessidade de compreender as vantagens e os limites desta técnica, a fim de permitir a conclusões mais adequadas e objectiva. Para conseguir isso, é vital para compreender corretamente como as imagens são geradas e analisadas, a fim de evitar alguns erros comuns em relação à sua interpretação. Assim, o objetivo principal deste artigo é apresentar uma revisão geral ainda detalhada das várias etapas envolvidas no projeto, aquisição, análise e interpretação de experimentos de fMRI.

Keywords : Imagem por ressonância magnética funcional; fMRI; Princípios; Análise; Neurociências cognitivas; Neuropsicologia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License