SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Modelos teóricos sobre constructo único o sobre múltiples procesos de las funciones ejecutivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

ARMONY, Jorge L.; TREJO-MARTINEZ, David  y  HERNANDEZ, Dailett. Ressonância Magnética Funcional (RMf): princípios e aplicações para a neuropsicologia e neurociências. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 36-50. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.010.

fMRI é uma ferramenta muito importante, tanto no campo da neuropsicologia clínica e neurociências cognitivas. No domínio clínico, é principalmente utilizada para localizar regiões funcionais, tais como os que estão associados com os processos a motor ou linguagem, embora novas aplicações estão a ser desenvolvidos. Seu uso em pesquisa permitiu a confirmação de extensão, e rejeição de modelos teóricos sobre as funções cerebrais. A crescimento rápido na utilização desta técnica em ambos ambiente clínico e na investigação, juntamente com a sua rápido desenvolvimento, gera a necessidade de compreender as vantagens e os limites desta técnica, a fim de permitir a conclusões mais adequadas e objectiva. Para conseguir isso, é vital para compreender corretamente como as imagens são geradas e analisadas, a fim de evitar alguns erros comuns em relação à sua interpretação. Assim, o objetivo principal deste artigo é apresentar uma revisão geral ainda detalhada das várias etapas envolvidas no projeto, aquisição, análise e interpretação de experimentos de fMRI.

Palabras clave : Imagem por ressonância magnética funcional; fMRI; Princípios; Análise; Neurociências cognitivas; Neuropsicologia.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License