SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Modelos teóricos sobre construto único ou múltiplos processos das funções executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

ARMONY, Jorge L.; TREJO-MARTINEZ, David  e  HERNANDEZ, Dailett. Ressonância Magnética Funcional (RMf): princípios e aplicações para a neuropsicologia e neurociências. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.2, pp. 36-50. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.010.

fMRI é uma ferramenta muito importante, tanto no campo da neuropsicologia clínica e neurociências cognitivas. No domínio clínico, é principalmente utilizada para localizar regiões funcionais, tais como os que estão associados com os processos a motor ou linguagem, embora novas aplicações estão a ser desenvolvidos. Seu uso em pesquisa permitiu a confirmação de extensão, e rejeição de modelos teóricos sobre as funções cerebrais. A crescimento rápido na utilização desta técnica em ambos ambiente clínico e na investigação, juntamente com a sua rápido desenvolvimento, gera a necessidade de compreender as vantagens e os limites desta técnica, a fim de permitir a conclusões mais adequadas e objectiva. Para conseguir isso, é vital para compreender corretamente como as imagens são geradas e analisadas, a fim de evitar alguns erros comuns em relação à sua interpretação. Assim, o objetivo principal deste artigo é apresentar uma revisão geral ainda detalhada das várias etapas envolvidas no projeto, aquisição, análise e interpretação de experimentos de fMRI.

Palavras-chave : Imagem por ressonância magnética funcional; fMRI; Princípios; Análise; Neurociências cognitivas; Neuropsicologia.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License