SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3Assessment test of ironic and sarcastic expressions' comprehension: acoustic and perceptual analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

ROMAN, Fabián  and  ARGENCOG et al. Parâmetros do Teste do Olhar em espanhol em adultos saudáveis de Buenos Aires. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.3, pp. 1-5. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0108.

A teoría da mente (ToM), termo proposto por Premack e Woodruff en 1978, se refere a capacidade de fazer inferências sobre os estados mentais dos outros, implicando a compreensão e predição da conduta de outras pessoas, seus conhecimentos, intenções e crenças. O Teste do Olhar (TO) de Baron-Cohen é um dos instrumentos mais utilizados na prática clínica para avaliar as habilidades de ToM em diversas patologías como o autismo e a síndrome de Asperger, esquizofrenia, demências, entre outras. Apesar das diversas investigações, não há parêmetros do teste para a língua espanhola. O objetivo do presente estudo foi obter normas para o TO para a população da Argentina. Foram avaliados 210 indivíduos saudáveis da população geral com a versão adaptada para a Argentina do TO de Baron-Cohen. Foram obtidas médias e desvio-padrão (M=23,46; DP=4,87) do TO na população total e em subgrupos divididos por idade e escolaridade. Para o reconhecimento de sexo, a média e desvio-padrão foram M=34,33 e DP=2,06. Foi observado um melhor desempenho na pontuação de leitura de olhares quanto maior o nível educacional (r=0.32; p<0.001) e menor rendimento no grupo maior de 75 anos (r=-0.14; p<0.03). A presente normatização fornece parámetros para o TO a partir de uma amostra de sujeitos controles divididos por idade e nível educacional. Os resultados destacam os efeitos de idade e educação no desempenho do teste.

Keywords : Teoria da Mente; Teste do Olhar; Parâmetros; Normatização.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License