SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número3Parâmetros do Teste do Olhar em espanhol em adultos saudáveis de Buenos AiresProposta de avaliação neuropsicológica da afasia segundo a abordagem luriana para o português brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

SAMPEDRO, Bárbara; DIAZ ESPINOSA, Ingrid; FERRERES, Aldo  e  GURLEKIAN, Jorge. Teste de avaliação da compreensão de expressões irónicas e sarcásticas: análise acústica e perceptual. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.3, pp. 6-18. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0104.

O objetivo desse trabalho foi realizar uma análise acústica e perceptual dos estímulos que compõem um teste de compreensão de expressões irónicas e sarcásticas, com a finalidade de obter uma ferramenta validada. Realizamos uma análise espectográfica dos estímulos com o propósito de detectar de maneira objetiva marcadores formais que indicaram diferenças na entonação de orações de pares que transmitem intenções comunicativas diferentes. Ao mesmo tempo, conduzimos uma análise perceptual dos mesmos estímulos, com o objetivo de contemplar tanto a produção como a compreensão da prosódia dessas formas de linguagem. O corpus está formado por 22 orações evocadas em duas condições diferentes, uma condição mais marcada, cuja interpretação deveria ser indireta ou não literal, e outra, não-marcada, cuja interpretação deveria ser direta ou literal. Uma participante adulta, de sexo feminino, com terceiro grau completo, falante nativa de espanhol, produziu as 44 evocações. Por outro lado, 35 sujeitos adultos de diferentes idades e escolaridades, falantes nativos de espanhol, realizarm um julgamento dos estímulos de acordó com a sua percepção da entonação dos mesmos. Na análise espectográfica, foi observado que as durações totais absolutas são sistemáticamente maiores em estímulos irônicos e sarcásticos em relação a medição de seus respectivos estímulos diretos. Foram observados, ainda, diferenças significativas na frequência de aparição de acentos monotonais altos (a favor dos estímulos indiretos) e monotonais baixos e bitonais (a favor dos estímulos diretos). A análise perceptual demonstrou a existência de uma diferença estatisticamente significativa nos escores médios alocados entre estímulos diretos e indiretos. Medidas objetivas foram obtidas para os estímulos de um teste que avalia a compreensão de expressões irônicas e sarcásticas. Este teste é útil para a avaliação da comunicação verbal nos pacientes do hemisfério direito feridos.

Palavras-chave : Avaliação; Ironia; Sarcasmo; Análise acústica; Análise perceptivo-auditiva.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License