SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3Assessment test of ironic and sarcastic expressions' comprehension: acoustic and perceptual analysisVideo game: its impact on attention, perception and executive functions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MORAIS, Caio; CHASTINET, Jamile; QUINTANAR, Luis  and  SOLOVIEVA, Yulia. Proposta de avaliação neuropsicológica da afasia segundo a abordagem luriana para o português brasileiro. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.3, pp. 19-37. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0073.

Muitos pacientes que sofrem lesões cerebrais desenvolvem algum tipo de afasia. A neuropsicologia brasileira dispõe de poucos instrumentos adequados para avaliação e diagnóstico neuropsicológico de pacientes afásicos. O "Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos" (SATEPSI, por suas iniciais em português) do Conselho Federal de Psicologia não lista instrumentos para avaliação da afasia. Tal fato dificulta o desenvolvimento de programas de intervenção apropriados e condizentes com as dificuldades do paciente. O presente artigo apresenta uma proposta de adaptação de uma ferramenta para avaliar os mecanismos neuropsicológicos subjacentes da linguagem para o português brasileiro. Considera-se que a ferramenta apresentada é útil para a avaliação neuropsicológica de pacientes adultos que sofreram de distúrbios adquiridos de linguagem, uma vez que fornece informações importantes para a concepção de uma intervenção eficaz.

Keywords : Avaliação neuropsicológica; Afasia; Abordagem luriana; Português brasileiro.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License