SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Reabilitação neuropsicológica em paciente adulto com quadro de anóxia cerebral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

HAASE, Vitor Geraldi et al. Neuropsicologia como ciência interdisciplinar: consenso da comunidade brasileira de pesquisadores/clínicos em Neuropsicologia. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.4, pp. 1-8. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.125.

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão sobre a Neuropsicologia, definição da área, seu objeto de estudo e método(s), campos e formas de atuação e uma análise do seu percurso histórico no Brasil. Esta análise inclui um panorama sobre a avaliação neuropsicológica no país, as ferramentas de trabalho, assim como o processo de construção, adaptação e validação de instrumentos. Por fim, pretende-se estabelecer um consenso sobre a exclusividade ou não quanto ao uso de instrumentos neuropsicológicos por áreas específicas do conhecimento, assim como estabelecer diretrizes para utilização responsável destes. Atrelado ao conceito de Neuropsicologia está o de interdisciplinaridade, de igual interesse para esta reflexão. Conclui-se que a Neuropsicologia é por definição interdisciplinar e constitui-se como um campo de trabalho e investigação de várias áreas do conhecimento e de atuação profissional, que se interessam pelas relações entre funções mentais e sistema nervoso central, dentro de um universo mais amplo, denominado Neurociências. Os testes neuropsicológicos são instrumentos fundamentais para a prática clínica e de pesquisa em Neuropsicologia e devem ser entendidos como um dos meios através dos quais é possível traçar inferências sobre as relações entre a atividade cerebral e seus correlatos cognitivos e comportamentais. Por isso, seu uso exclusivo por uma determinada área deveria ser reavaliado. Acredita-se que estas reflexões possam servir como um parâmetro mais objetivo para o estabelecimento de políticas mais justas e comprometidas com o crescimento responsável da Neuropsicologia, área fundamental na América Latina e em nosso país.

Palavras-chave : Avaliação neuropsicológica; Cognição, Instrumentos; Interdisciplinaridade; Neuropsicologia.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License