SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Reabilitação neuropsicológica em paciente adulto com quadro de anóxia cerebralAtividade cerebral medida com Ressonância Magnética Funcional durante uma prova de fluência verbal de verbos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

NETTO, Tania M.  e  LANDEIRA-FERNANDEZ, J.. Perfil neuropsicológico preliminar de idosos com queixas mnemônicas e sintomas sugestivos de depressão. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.4, pp. 19-27. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.125.

Déficits cognitivos e depressão ocorrem com frequência em indivíduos idosos, muitas vezes de forma simultânea, podendo simular quadros de comprometimento cognitivo leve (CCL) ou até mesmo de demências, dificultando assim um diagnóstico diferencial. A identificação do perfil neuropsicológico desses pacientes pode auxiliar na diferenciação diagnóstica entre estes quadros, assim como contribuir no prognóstico e delineamento de tratamentos. O presente estudo teve como objetivo verificar, de modo preliminar, o perfil neuropsicológico de adultos idosos com queixas mnemônicas e sintomas sugestivos de depressão (SSD). A amostra consistiu de 10 adultos idosos, dois do sexo masculino e oito do feminino, com, em média, 74.5 anos de idade e 13.9 anos de escolaridade. Os SSD foram investigados a partir da Escala de Depressão Geriátrica. As queixas mnemônicas e outras funções cognitivas foram avaliadas por uma bateria flexível de instrumentos neuropsicológicos. A análise estatística foi efetuada de acordo com as frequências de déficits calculados pelos escores Z. No que tange aos SSD, 60% da amostra apresentou SSD leve e 40%, grave. Em relação à memória, 80% dos indivíduos idosos apresentaram alterações na episódica, 70% na prospectiva e 60% na de trabalho. Em contrapartida, nenhuma alteração foi apresentada na memória episódica visual e semântica. Além destes déficits cognitivos, outros também foram apresentados: 70% na atenção seletiva, 60% nas funções executivas (inibição, iniciação, flexibilidade cognitiva e resolução de problemas), e 40% no processamento do discurso narrativo. Estes resultados apresentaram possíveis associações ou comorbidade entre SSD e declínios nos domínios cognitivos avaliados. Mais estudos, visando à caracterização dos perfis neuropsicológicos, em adultos idosos com queixas de memória e SSD são necessários com grupos comparativos de depressão maior e de início tardio.

Palavras-chave : Envelhecimento; Memória; Depressão; Cognição; Testes neuropsicológicos.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License