SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4Neuropsychological preliminary profile of elderly adults with memory complaints and suggestive symptoms of depressionFacial emotion recognition and emotional prosody in the beheavioural variant of Frontotemporal Dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

MARINO DAVOLOS, Julián et al. Atividade cerebral medida com Ressonância Magnética Funcional durante uma prova de fluência verbal de verbos. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.4, pp. 28-35. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0130.

A Fluência de Verbos (FV) é uma Prova de Fluência Verbal (PFV) que demanda da evocação de verbos durante um tempo específico, geralmente breve. Encontraram que o rendimento de FV tem sensibilidade específica para transtornos neurológicos relacionados com as condições do bucle fronto-temporal que controla a ação humana como: demência por doença de Parkinson, ataxia cerebelar de Fiedrich, hidrocefalia e demência por HIV. Este estudo investigou através da Ressonância Magnética Funcional a ativação cerebral durante a FV, com um projeto de blocos do tipo 'overt' (emissão sonora de palavras) e, em comparação com uma situação com contraste de subtração e com escassa exigência na memória de trabalho. Foram analisados a alteração no sinal dependente do nível de oxigenação do fluxo de sangue cerebral no cérebro inteiro e, em quatro volumes específicos de interesse. Os principais achados evidenciaram uma ativação no giro pré-frontal inferior esquerdo coincidindo com o esperado pela ativação do mecanismo de recuperação controlada. Também encontrou-se uma ativação significativa subcortical consistente com os dados provenientes da clínica neuropsicológica. Não foram encontradas ativações significativas em outras regiões vinculadas as PFV e, ao contrário, o executivo semântico, o pólo temporal e o córtex temporo-parietal posterior (giro angular), coincidiram com os relatos sobre a localização frontal do armazenamento cerebral de verbos, de localização anterior em relação aos substantivos. Este estudo é um dos primeiros que avalia mediante imagens funcionais a geração de verbos abaixo das restrições de uma PFV.

Keywords : Fluência verbal; Fluência de verbos; Ressonância Magnética Funcional; Giro pré-frontal inferior esquerdo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License