SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue4Facial emotion recognition and emotional prosody in the beheavioural variant of Frontotemporal Dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

PELAYO GONZALEZ, Héctor J.; GRANADOS RAMOS, Dora E.  and  ALCARAZ ROMERO, Víctor M.. Características da evocação lexical livre em uma população mexicana adulta. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2012, vol.4, n.4, pp. 42-46. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2012.0102.

A prova de evocação lexical livre é uma ferramenta que possui alto valor na prática psicolinguística, neurolinguística e neuropsicológica. Tradicionalmente, é utilizado para determinar a fluidez verbal de sujeitos normais ou com lesão cerebral. No entanto, também pode se utilizar para obter evidencia do léxico, em outras palavras, para descobrir a capacidade que tem os sujeitos de fazer designações. Assim, o presente trabalho propõe aplicar esta ferramenta para identificar as palavras mais frequentes que produzem um grupo de participantes, os tipos de associações existentes entre as palavras e os meios empregados para sua evocação, além de identificar aquelas palavras que possuem alta e baixa relação semântica. Se relacionarmos ao acaso 45 homens e 45 mulheres de 16 a 19 anos de idade de uma escola pública. E se peço que produzam o maior número de palavras em condições de relaxamento e com os olhos fechados. Os resultados mostraram que tantos os homens, quanto às mulheres evocaram cerca de 20 palavras em um minuto e as estratégias de evocação estiveram dirigidas pelas áreas semânticas e transições fonoarticularatórias.

Keywords : Evocação lexical; Estratégias; Transições fonoarticulatórias; Organização semântica.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License