SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 special issueNeuropsychological rehabilitation in a case of motor efferent/afferent aphasia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

PAZ, Grecia Alejandra Morán; SOLOVIEVA, Yulia; QUINTANAR, Luis  and  MACHINSKAYA, Regina I.. Reabilitação neuropsicológica em um caso de afasia dinâmica em um paciente canhoto. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.spe, pp. 1-13. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0116.

Resumo: A afasia dinâmica representa um quadro clínico provocado graças a devido a uma lesão cerebral em adultos. Caracteriza-se por ausência de iniciativa verbal comunicativa e pela conservação dos demais aspectos de linguagem. Esta forma de afasia não é a mais comum na prática clínica; entretanto, é muito difícil encontrar referências de propostas de reabilitação para esta afasia. O objetivo deste artigo é mostrar os efeitos de um programa de reabilitação em uma paciente canhota com síndrome de afasia dinâmica, acompanhada de graves alterações de síntese espacial. Apresentam-se resultados do conteúdo do programa de reabilitação com exemplos de execuções do paciente antes, durante e depois da intervenção. Conclui-se que é possível encontrar manifestações de afasia dinâmica em pacientes canhotos e que as dificuldades de iniciativa verbal podem ser superadas através de programas específicos de reabilitação neuropsicológica.

Keywords : Afasia dinâmica; Reabilitação neuropsicológica; Afasia; Alterações espaciais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License