SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número especialReabilitação neuropsicológica em um caso de afasia dinâmica em um paciente canhotoEstar + gerúndio: paradigma verbal na recuperação da afasia - Estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

Reabilitação neuropsicológica de um paciente com afasia motora eferente-aferente. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.spe, pp. 14-21. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0136.

O presente trabalho descreve os efeitos de um programa de intervenção neuropsicológica em um paciente masculino (SG) de 58 anos de idade, destro, com educação formal superior (especialidade em pediatria) e com afasia global severa e hemiplegia capsular completa direita, como sequelas de um evento vascular cerebral de tipo hemorrágico. Os objetivos do trabalho foram 1) analisar e caracterizar o quadro clínico neuropsicológico sob a perspectiva da escola neuropsicológica de Luria e 2) aplicar um programa de intervenção neuropsicológica para a superação dos mecanismos psicofisiológicos afetados em SG. Após a identificação dos mecanismos subjacentes ao quadro clínico do paciente, iniciou-se a aplicação de um programa de reabilitação neuropsicológica durante um ano, com três sessões por semana, com uma hora de duração cada. Os resultados obtidos na segunda avaliação mostraram a reorganização funcional da atividade psicológica superior do paciente, evidenciada nas funções comunicativa e denominativa do paciente, em escrita de cópia e ditado, leitura em voz alta e em cálculo.

Palavras-chave : Reabilitação neuropsicológica; Lesão cerebral; Afasia motora mista.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License