SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 special issueNeuropsychological rehabilitation in a case of motor efferent/afferent aphasiaNeuropsychological rehabilitation en a case of fronto temporal lesion in right hemisphere as a result of traumatic brain injury author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Neuropsicologia Latinoamericana

On-line version ISSN 2075-9479

Abstract

CORDOVA, Eduadro Alejandro Escotto. Estar + gerúndio: paradigma verbal na recuperação da afasia - Estudo de caso. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.spe, pp. 22-27. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0114.

Descreve-se o caso de um homem de 25 anos de idade que durante o processo de intervenção de reabilitação para apresentar afasia motora aferente, mostrou facilidade para emitir orações que incluíam perífrases com o verbo 'estar'+ gerúndio. Sinais de afasia foram examinados com o teste neuropsicológico Puebla-Sevilla, seguido de um protocolo de intervenção baseado em análises fonológicas de palavras (análises silábicas, pronunciação dos fonemas de palavras e ortografia), na escrita de palavras e frases, na pronunciação de séries automáticas (dias da semana, meses, evocação de números de 1 a 50 e do alfabeto), na geração de sentenças de orações ante imagens e produção de orações apoiadas com cartões que tinham escritos verbos conjugados. Durante o processo de intervenção geraram-se múltiplas orações corretamente elaboradas com o paradigma 'estar'+gerúndio, mas as tentativas em produzir conjugações com os mesmos verbos nos tempos presente, passado ou futuro apresentaram muitas dificuldades. Concluiu-se que o papel que esta perífrase tem em espanhol pode se tornar uma estrutura facilitadora para a geração de frase em pacientes com afasia motora eferente.

Keywords : Afasia; Afasia motora eferente; Perífrase verbal; Verbo estar; Gerúndio.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License