SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número especialEstar + gerúndio: paradigma verbal na recuperação da afasia - Estudo de casoIntervenção neuropsicológica em um adolescente com dificuldades de aprendizagem: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Neuropsicologia Latinoamericana

versão On-line ISSN 2075-9479

Resumo

BARRERA, Jemila B. Juárez  e  MACHINSKAYA, Regina I.. Reabilitação neuropsicológica de um caso de lesão fronto-temporal direita como resultado de um traumatismo cranioencefálico. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.spe, pp. 28-36. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0113.

Os acidentes de trânsito encontram-se entre as principais causas de traumatismo cranioencefálico (TCE). As regiões frontotemporais, pela anatomia cerebral e pela tendência do impacto (efeito contragolpe), são altamente vulneráveis a lesões em casos de TCE. Estas lesões produzem importantes sequelas cognitivas. Este trabalho tem como objetivo apresentar os efeitos de um programa de reabilitação neuropsicológica em um caso de lesão fronto-temporal direita como consequência de um TCE. Realizou-se uma avaliação neuropsicológica prévia e posterior a aplicação do programa de reabilitação. Por meio desta avaliação inicial, a partir da integração dos resultados obtidos pelos diferentes testes, identificou-se que o déficit primário correspondia aos mecanismos de regulação e controle, afetando, assim, a retenção, especialmente a voluntária e a atividade intelectual. A revalorização, posterior à intervenção, mostrou uma recuperação considerável destes processos. A partir destes achados pode-se dizer que um programa de intervenção criado a partir de uma avaliação exaustiva e da aplicação do mesmo com base em teorias da escola soviética oferece resultados positivos à qualidade de vida do paciente que sofreu um TCE.

Palavras-chave : Traumatismo cranioencefálico; Lesão cerebral; Lobos frontais; Testes neuropsicológicos; Reabilitação neuropsicológica.

        · resumo em Espanhol | Francês | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License