SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número especialIntervención neuropsicológica en un adolescente con problemas de aprendizaje: Estudio de casoRehabilitación de las funciones psicológicas superiores en pacientes con enfermedad de Parkinson índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Neuropsicologia Latinoamericana

versión On-line ISSN 2075-9479

Resumen

AGUNDIS, Martha S. Moreno  y  SANCHEZ, María del Rosario Bonilla. Intervenção neuropsicológica em um adolescente com dificuldades de aprendizagem: análise de um caso. Neuropsicologia Latinoamericana [online]. 2013, vol.5, n.spe, pp. 49-57. ISSN 2075-9479.  http://dx.doi.org/10.5579/rnl.2013.0118.

O objetivo deste trabalho é mostrar a efetividade da intervenção neuropsicológica pelo enfoque histórico-cultural no caso de um adolescente com dificuldades de aprendizagem. Dentro do método proposto por Luria, analisaram-se os principais mecanismos neuropsicológicos que afetavam o processo de ensino-aprendizagem da adolescente, encontrando-se, principalmente, efeitos dos mecanismos de regulação e controle da atividade voluntária e de organização cinética dos movimentos. Com o programa de intervenção, investiu-se no fortalecimento de certos mecanismos pelo trabalho por etapas desenvolvidas pelos princípios da teoria da atividade. Os resultados mostraram trocas positivas na avaliação pós-tratamento em comparação à avaliação pré-tratamento, observando-se uma melhoria principalmente em sua capacidade para organizar sua atividade escolar, em tarefas de memória auditivo-verbal e visual, de análise e síntese de textos, de organização motora em nível gráfico e verbal, de resolução de problemas, entre outras.

Palabras clave : Dificuldades de aprendizagem; Intervenção neuropsicológica; Adolescente.

        · resumen en Español | Francés | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License